sábado, 24 de novembro de 2007

Desionização da Água

Como obter água purificada?

A água destilada é largamente utilizada no dia-a-dia como água purificada. Durante a destilação, as impurezas são removidas por um processo de evaporação, seguido de uma condensação. A água pode ser destilada, isto é, sujeita a duas destilações sucessivas para melhorar o grau de pureza. A água bidestilada ainda está longe de ser uma água muito pura.

Um outro processo de purificar a água, mais eficaz, é a desionização, uma técnica que permite remover os sais. A água desionizada é uma água que não tem praticamente sais dissolvidos, mas pode ainda conter compostos não iónicos, como sílica ou matéria orgânica. A desionização da água implica a sua passagem por uma resina de troca iónica. Durante a passagem da água ocorre uma troca de iões com a resina:

  • Os iões negativos (sulfato, carbonato, cloreto) ficam retidos na resina e são substituídos por iões hidróxido.
  • Os iões positivos (sódio, potássio, cálcio , magnésio) são trocados pelo ião hidrogénio.
Para os trabalhos laboratoriais mais exigentes utiliza-se água bidestilada que depois é desionizada. Por fim, é filtrada através de uma membrana de baixa porosidade para remover a matéria orgânica.

Podem-se beber estes tipos de águas?
A ingestão acidental de águas purificadas não representa perigo para a saúde. Mas, se a ingestão for regular, o corpo pode ficar privado dos sais de que necessita, o que pode causar problemas de descalcificação (falta de cálcio nos ossos e nos dentes) ou problemas cardiovasculares. Apesar de não constituir um perigo imediato, beber regularmente água purificada pode ser prejudicial à saúde.



Nenhum comentário: