sábado, 10 de novembro de 2007

O Eléctrodo

O método mais avançado e preciso para determinação do pH é fundamentado na medição da força eletromotriz (f.e.m.) de uma célula eletroquímica que contém uma solução de pH desconhecido como eletrólito, e dois elétrodos. Os elétrodos são conectados aos terminais de um voltímetro eletrónico, a maioria das vezes denominado, simplesmente, medidor de pH. Quando convenientemente calibrado com uma solução-tampão de pH conhecido, pode-se ler directamente na escala do aparelho o pH da solução de teste.

O eléctrodo é parcialmente submergido na solução a medir; produz então uma corrente eléctrica proporcional à concentração de H+, que é convertida a um valor numérico. A f.e.m. de uma célula eletroquímica pode ser definida como o valor absoluto da diferença de potenciais de eletrodo entre os dois eletrodos. Os dois elétrodos utilizados na construção da célula eletroquímica têm funções diferentes na medição e devem ser escolhidos cuidadosamente.
Um dos elétrodos, denominado elétrodo indicador, adquire um potencial que depende do pH da solução. Na prática, o elétrodo de vidro é utilizado como elétrodo indicador. O segundo elétrodo, por sua vez, deve ter um potencial constante independente do pH da solução, com o qual, portanto, o potencial do elétrodo indicador pode ser comparado em várias soluções; daí este segundo elétrodo ser denominado elétrodo de referência.
Na medição do pH, o elétrodo de calomelano (saturado) é utilizado como elétrodo indicador.

Nenhum comentário: